Várzea Nova se destaca em indicadores do Programa Previne Brasil e se torna uma das cidades com melhor atenção básica em saúde do estado

Dos 417 municípios da Bahia, a cidade de Várzea Nova, na região Centro-Norte do estado ficou em 16º colocado na avaliação dos indicadores do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.

O Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019 e é um novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde – APS, que mudou algumas formas de repasse de recursos para os municípios brasileiros, passando a ser distribuídos com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho em indicadores de saúde e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem envolvimento dos gestores e dos profissionais. A avaliação dos indicadores de saúde é realizada a cada 4 meses e os resultados são disponibilizados para os municípios por meio do sistema SISAB do MS.

“Este resultado foi alcançado graças ao empenho da gestão e de cada profissional da saúde do município. Continuaremos trabalhando arduamente para ampliar e melhorar a qualidade dos atendimentos para alcançar a nota máxima e, garantir o repasse de recursos federais do Programa Previne Brasil para avançar ainda mais no que diz respeito a qualidade dos serviços prestados à população várzea-novense”, comentou o secretário da Saúde e vice-prefeito do município.

Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: