Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre é apresentado pelo Comitê e o INEMA a equipe da prefeitura de Várzea Nova

Uma equipe do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Salitre e do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEMA) esteve nesta semana no município de Várzea Nova realizando a apresentação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre.

O encontro ocorreu na sede da prefeitura e contou com a participação do prefeito e vice-prefeito do município, além de vereadores, secretários, assessores e membros da sociedade civil.

O Plano foi construído com o protagonismo do CBHS e da participação da sociedade. O envolvimento do poder público, dos usuários da água e da sociedade civil organizada – em especial associações comunitárias, produtivas e educacionais – se deu de maneira participativa em três oficinas temáticas realizadas nos municípios de Juazeiro, Campo Formoso e Ourolândia. Além desses encontros, ao longo do trabalho foram realizadas três consultas públicas nos municípios de Várzea Nova, Jacobina e Juazeiro, agregando contribuições da sociedade ao Diagnóstico, ao Prognóstico e às estratégias e ações propostas no Plano.

Com o Plano os municípios que fazem parte da bacia poderão ter um norte para aplicar as ações a que devem ser executadas com o intuito de recuperar e conservar os recursos hídricos, além de orientar sobre o uso sustentável da água. “O Plano norteará as ações para o enfrentamento de diversos problemas, apontando os impactos da ação humana, bem como as soluções para uma boa gestão hídrica do Rio Salitre”, comentou o prefeito várzea-novense.

Durante o evento o prefeito recebeu do CBHS um kit com livros sobre o Plano de Recursos Hídricos para ser distribuído. O ato simboliza a adesão do município ao Comitê.

Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: