Notícias

Empreendedoras de Várzea Nova inicia projeto Delícias do Campo

Mais um empreendimento bem sucedido, e liderado por mulheres do nosso município.
O Delícias do Campo é um projeto apoiado pelo governo do estado por meio do pró-semiarido e executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa virculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Primeiro veio o canteiro econômico e as cisternas, juntamente com essas tecnologias produtivas , vieram o assesoramento técnico continuou (ATC) , as capacitações periódicas , o que consequentemente levaram ao aumento na produção dos alimentos cultivados de forma agroecológicos.
As geleias são produzidas de forma totalmente artesanal com frutos colhidos diretamente de seus quintais. De iniciou os sabores produzidos são: Umbú; Goiaba; Manga; Acerola; Maracujá.
Nos quais também são produzidos doces em pastas,compota e também derivados da mandioca, como biscoitos, pães, pizzas, beijus e salgados. temperos naturais derivados do cultivos de hortaliças.
Evitando todo e qualquer desperdícios, o que não é utilizados nas receitas volta para o solo em forma de adubo. “Quando o projeto chegou na comunidade, a gente entendeu que, além de produzir o alimento para o nosso consumo, dava para vender o excedente da produção e aumentar nossa renda”. Declarou à agricultora e agente comunitária de saúde, Elizone Carneiro.
Hoje o grupo tem a perspectiva que com a ampliação da comercialização dos produtos, o recolhecimento da importância do papel da mulher como empreendedora no campo.
“Depois do projeto Pró-Semiárido, a gente enxergou esse reconhecimento, e agora a gente quer ir à luta, pois sabemos da nossa força”
Ressaltou a Jaciara Souza, presidente da Associação de Boa Esperança.
Fonte: fotos enviadas pelas agricultoras do projeto.

Avatar

Alisson Luz

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Notícias

Mais uma edição do Bahia Gospel, dessa vez foi no povoado de Lages do Batata

Ocorreu neste sábado, 24 de Agosto, mais uma edição do projeto Bahia Gospel na Praça. Dessa vez , foi realizado
Notícias

Governo do Estado inaugurará dia 13 de Setembro Policlínica em Jacobina

O Governo do Estado da Bahia adiou para o dia 13 de setembro a inauguração da policlínica de Jacobina. A