Dia D da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes acontece neste sábado, 16/10, em Várzea Nova.

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente acontecerá neste sábado, dia 16 de outubro, em Várzea Nova. De acordo com a Secretaria da Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas das 8h às 17h para receber a população.

O Dia D foi escolhido para a abertura de salas exclusivas para a imunização desse público-alvo. Contudo, desde o dia 1° de outubro, o município tem ofertado o serviço de aplicação de vacinas de rotina, a fim de identificar a população não vacinada ou com esquemas incompletos.

A estratégia de multivacinação foi adotada em 2012 e é realizada em um período determinado e curto espaço de tempo todos os anos. As recomendações são elaboradas a partir de estudos que demonstram como uma vacina pode proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra as doenças imunopreveníveis.

Doses administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que, a proteção individual e coletiva passa a não ser alcançada e, com isso, as doenças que foram eliminadas podem retornar ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens.

Para a atualização é necessário que as crianças e adolescentes se dirijam as Unidades de Saúde acompanhados dos pais ou responsáveis e munidos dos documentos de RG ou certidão de nascimento, cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: