Notícias

Mutirão do rastreamento do câncer de mama atende mais de 750 mulheres, em Várzea Nova.

No período de 16 a 23 de setembro a prefeitura de Várzea Nova e a secretaria da Saúde em parceria com o Governo do Estado promoveu o mutirão de rastreamento do câncer de mama.

Durante o mutirão foram realizados mais de 750 exames de mamografias em mulheres entre 40 e 69 anos. “Desde o início da nossa gestão temos buscado firmar parcerias para garantir uma saúde pública de qualidade e acessível a todos em nosso município. Realizar o mutirão de mamografias é sem dúvidas uma vitória, pois é através dele que conseguimos identificar e tratar o câncer de mama precocemente. Agradecemos ao Governo do Estado pela parceria e reafirmamos o nosso compromisso em continuar trabalhando pelo povo várzea-novense”, comentou o secretário da Saúde.

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. As práticas de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco de desenvolver a doença. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Os principais sinais e sintomas da doença são: nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

De acordo com a prefeitura os resultados dos exames serão encaminhados nos próximos dias para as Unidades de Saúde.

Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.

Avatar

Alisson Luz

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Notícias

Mais uma edição do Bahia Gospel, dessa vez foi no povoado de Lages do Batata

Ocorreu neste sábado, 24 de Agosto, mais uma edição do projeto Bahia Gospel na Praça. Dessa vez , foi realizado
Notícias

Governo do Estado inaugurará dia 13 de Setembro Policlínica em Jacobina

O Governo do Estado da Bahia adiou para o dia 13 de setembro a inauguração da policlínica de Jacobina. A