Política

Lula Ampliar e lidera a corrida eleitoral com 20 pontos de vantagem para Bolsonaro, Aponta IPEC


Mais uma pesquisa coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa das eleições presidenciais de 2022. O levantamento do Ipec divulgado na quarta-feira, 22, pelo Jornal Nacional, da TV Globo, mostra o petista com mais de 20 pontos de vantagem no primeiro turno em dois cenários distintos. O instituto também mediu a avaliação do governo Bolsonaro (veja os cenários abaixo).

No primeiro cenário, em que foram considerados apenas cinco candidatos, Lula aparece com 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 23%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o petista poderia chegar a 50%, no limite para ser eleito em primeiro turno. Já Bolsonaro ficaria com, no máximo, 25% pela margem de erro.

A pesquisa se manteve na margem em relação ao levantamento do mesmo instituto realizado em junho deste ano. Na ocasião, Lula tinha 49% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro.

No segundo cenário, com diversos nomes apontados como presidenciáveis, Lula soma 45% das intenções de voto no primeiro turno. Bolsonaro segue na margem de erro, com 22%. Neste cenário foram apresentados nomes como Sérgio Moro, Datena, Rodrigo Pacheco, entre outros.

O Ipec também perguntou aos entrevistados como eles avaliam o governo Bolsonaro. Mantendo a queda de popularidade, 53% responderam “ruim ou péssimo. Outros 22% disseram que o governo é “ótimo ou bom” e 23% consideraram a gestão regular.

O instituto ouviu 2.002 pessoas de 141 municípios. O levantamento foi feito entre os dias 16 e 20 de setembro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

VEJA OS DOIS CENÁRIOS PESQUISADOS:

Cenário 1
Lula (PT): 48%
Jair Bolsonaro (sem partido): 23%
Ciro Gomes (PDT): 8%
João Doria (PSDB): 3%
Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%
Brancos e nulos: 10%
Não souberam ou preferiram não responder: 4%

Cenário 2
Lula (PT): 45%
Jair Bolsonaro (sem partido): 22%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Sergio Moro: 5%
José Luiz Datena (PSL): 3%
João Doria (PSDB): 2%
Luiz Henrique Mandetta (DEM): 1%
Rodrigo Pacheco (DEM): 1%
Alessandro Vieira (Cidadania): 0%
Simone Tebet (MDB): 0%
Brancos e nulos: 9%
Não souberam ou preferiram não responder: 5%.
Fonte: A Tarde

Avatar

Alisson Luz

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Política

Vereadora Sheila Confirma Pré-Candidatura a Prefeitura de Morro do Chapéu

Na noite  de sábado, 27 de Julho, a vereadora Scheila (PT), realizou uma audiência pública para prestar contas dos dois
Política

REVITALIZAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO POVOADO RIACHO DOS MAIAS

A equipe do blog Alison Notícias juntamente com Lairson , diretor de Recursos Hidricos, visitou na manhã desta segunda-feira, 12